..
Foi há 100 anos que se instituiu a comemoração do Dia Internacional da Mulher. No ano que se seguiu, a efeméride foi comemorada, pela primeira vez, por mais de um milhão de pessoas em diferentes países. Infelizmente, apenas poucos dias depois, sucedeu o fatídico 'Triangle Fire', episódio que resultou na morte de 140 operárias Nova-Iorquinas que reivindicavam a redução de 16 para 10 horas de trabalho diário. A reivindicação, porém, não parou, muitas vezes inspirada sob a égide de belíssimos slogans como o célebre "Bread and Roses" (abaixo)*.
Desde então, muitas mulheres conquistaram muitos direitos, mas por todo o mundo são ainda muitas as que não os alcançaram, as que os desconhecem, ou aquelas a quem sistematicamente lhes são negados. Quantos "Dias" mais serão precisos para erradicar esta realidade?
Muitos, muitos ainda. Pelo que observo neste nosso país, muitos. Pelo que vejo acontecer por esse mundo fora, muitos mais. Só o facto de o marcarmos no calendário, já é indiciador das injustiças...
ResponderEliminarpão e rosas, sim, é um indicador elegante do perfil feminino. é verdade que há muito por fazer ainda no campo da igualdade, começar por denunciar situações de injustiça, aqui já ao nosso lado mas a verdade é que se fala muito mas pouco se faz verdadeiramente, as mulheres continuam a ser vítimas de todo o tipo de violências.
ResponderEliminarConcordo com ambas. Penso que só nos resta tentar fazer o melhor em prol de todas as mulheres. Umas vezes pelas que estão distantes, outras vezes pelas que estão ao nosso lado e também por nós próprias teremos certamente de agir de quando em vez. Neste particular, desejo-vos o melhor.
ResponderEliminar