8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher: De quantos mais precisaremos?

..
Foi há 100 anos que se instituiu a comemoração do Dia Internacional da Mulher. No ano que se seguiu, a efeméride foi comemorada, pela primeira vez, por mais de um milhão de pessoas em diferentes países. Infelizmente, apenas poucos dias depois, sucedeu o fatídico 'Triangle Fire', episódio que resultou na morte de 140 operárias Nova-Iorquinas que reivindicavam a redução de 16 para 10 horas de trabalho diário. A reivindicação, porém, não parou, muitas vezes inspirada sob a égide de belíssimos slogans como o célebre "Bread and Roses" (abaixo)*.

Desde então, muitas mulheres conquistaram muitos direitos, mas por todo o mundo são ainda muitas as que não os alcançaram, as que os desconhecem, ou aquelas a quem sistematicamente lhes são negados. Quantos "Dias" mais serão precisos para erradicar esta realidade?

3 comentários:

  1. Muitos, muitos ainda. Pelo que observo neste nosso país, muitos. Pelo que vejo acontecer por esse mundo fora, muitos mais. Só o facto de o marcarmos no calendário, já é indiciador das injustiças...

    ResponderEliminar
  2. pão e rosas, sim, é um indicador elegante do perfil feminino. é verdade que há muito por fazer ainda no campo da igualdade, começar por denunciar situações de injustiça, aqui já ao nosso lado mas a verdade é que se fala muito mas pouco se faz verdadeiramente, as mulheres continuam a ser vítimas de todo o tipo de violências.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com ambas. Penso que só nos resta tentar fazer o melhor em prol de todas as mulheres. Umas vezes pelas que estão distantes, outras vezes pelas que estão ao nosso lado e também por nós próprias teremos certamente de agir de quando em vez. Neste particular, desejo-vos o melhor.

    ResponderEliminar