18 de junho de 2010

Em prol da eternidade...

(José Saramago, fotografia daqui)
.
De José Saramago permanecerão a vasta obra e o testemunho de vida. E para que a memória não se extinga a breve prazo, pugnarão, entre outras, esta concretização.

11 comentários:

  1. Que curioso. Ainda há pouco estava a reler o discurso que Saramago fez perante a Academia Sueca e em que falava, num primeiro momento, da sua infância. Agora já posso colocar um rosto naquele rapazinho que, ouvindo as histórias do avô, perante uma pausa, invariavelmente perguntava: "E depois?".
    Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  2. Isso :) Achei que se adequava ao próprio elogio que o autor fez à (sua) infância.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  3. R.:

    Parece-me impossível esquecer a obra de um homem que reflectia e escrevia sobre o "nós", enquanto ser colectivo. Um homem coerente que tinha uma visão peculiar dos problemas societais, os questionava e, sobre eles, nos deixa belos exercícios de escrita.

    ResponderEliminar
  4. A sua homenagem contemplando a viagem à infância é deliciosa.
    Bom fim-de-semana. :)

    ResponderEliminar
  5. Concordo, Guidinha. Mas também é certo que, enquanto colectivo, a memória lusa tende a ser curta e não faltam exemplos de grandes obras e vidas votadas ao esquecimento. Oxalá nunca venha a verificar-se neste caso.

    Ana: obrigada! É sempre bom lembrar que as pessoas são, em si mesmas, uma história :)
    Continuação de um bom fim-de-semana para si também!

    ResponderEliminar
  6. R.:

    Saramago saiu de Portugal para conseguir ser português. Galgou fronteiras geográficas e "provocou" mentalidades. Não creio que o esquecimento ensombre a sua obra, embora esteja convicta que será mais valorizada (...ou compreendida) no estrangeiro do que em Portugal. O que eu lamento!

    E fico-me por aqui, pois não quero realçar questões menores que em nada acrescentam de positivo nem à sua obra, nem à sua memória.

    ResponderEliminar
  7. Também concordo, Guidinha. Destaquemos a sua obra, que é, aqui e além fronteiras, um legado precioso que nos deixa.
    Bom Domingo!

    ResponderEliminar
  8. estamos unidos nessa convicção.bjo

    ResponderEliminar
  9. Estamos, sim, via. Abraço e votos de uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  10. Venho tarde, mas trago aqui uma preciosidade, muito a propósito da imagem de infância do nosso eterno amigo Saramago..

    http://flocos.tv/curta/a-flor-mais-grande-do-mundo/

    Um abraço!

    ResponderEliminar
  11. Querida Mia, nunca é tarde. E menos ainda para preciosidades destas. Muito, muito obrigada. Achei que merecia a pena partilhá-lo e reconhecer o teu generoso contributo. Por isso aqui fica. Um abraço grato, com os votos de que continues a privilegiar-me com as tuas visitas.
    Beijito :)

    ResponderEliminar