7 de outubro de 2010

do latim, 'Angelus'

(Christine Müller-Stosch, Der Engel, 1995)
.
Acredite-se ou não neles, a ideia de um anjo é muito reconfortante. Essa crença mágica num ente protector que cuida e ampara, põe a salvo do perigo e nos vela no sono ou na doença, é profundamente apaziguadora. Durante anos acreditei piamente nos anjos. Foi a estratégia que adoptei quando aos sete anos o meu anjo vivo se imaterializou. ‘Foi para o céu’ – disseram-me. E eu acreditei. Passei a falar-lhe a todo o momento, a mostrar-lhe as descobertas que fazia, e a refugiar-me na firme crença da sua protecção quando algum perigo se me afigurava iminente. De cada vez que escapava a algum percalço, atribuía-o à sua intervenção diligente. Agradecia-lhe, convicta de que não precisava de o fazer, pois a sua dedicação e cuidado eram tão incondicionais na ausência quanto haviam sido na breve mas indelével presença. Os anos passaram e eu perdi a fé. Perdi-a nos anjos em geral, mas não neste, em particular.

13 comentários:

  1. E é tão importante não perder a fé! Seja no que for!
    No entanto, a sua fé neste anjo tocou-me particularmente. Talvez por ser um sentimento fortíssimo.

    beijo :)

    ResponderEliminar
  2. Estou comovida. Também eu, não crente (o que quer que isso seja) em anjos acredito. E habituei-me a vê-los em pessoas concretas. Naquelas, poucas, que encontrei por aí e que me foram anjos sem que haja um motivo daqueles que levam as pessoas a fazerem-nos bem.
    Oh!
    Beijinho

    :))))

    ResponderEliminar
  3. Emocionei-me com o teu texto. Não sei se terá sido pelo processo de identificação que proporcionou ou pela emoção que surge perante a força de sentimentos maiores, mas aconteceu... :)
    Independentemente da nossa crença no intangível, inclino-me a concordar com a mdsol: há por aí alguns, poucos e preciosos, que vão fazendo os seus milagres.

    Beijinho grande e obrigada por este momento :).

    ResponderEliminar
  4. R,
    O anjo que anuncia é algo que fez parte da infância. Crescemos e começamos a visualizar esses anjos como mera sombra artística. É precisamente nesta vertente, mágica também, que os procuro. O anjo que apresenta é muito bonito, está a invadir a nossa janela e a dizer um segredo...
    Tocou-me o seu texto por revelar a crença neste anjo e pela emoção reflexa de um conjunto de memórias.
    Bom fim-de-semana que se avizinha!:)

    ResponderEliminar
  5. AC, muito obrigada. Há sentimentos assim, que felizmente nos confortam pela vida fora :)

    mdsol e Sara: agradeço a ambas por me lembrarem esse lado tangível dos anjos, no qual acredito com igual convicção. Beijinho a ambas.

    ana, fico contente por ter gostado da pintura. Respeito muito a 'autoridade' da sua opinião :) Um abraço e votos retribuídos de um magnífico quase-fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Muito belo e profundo

    Quando conhecemos os anjos em vida
    são eternos

    Excelente óleo

    ResponderEliminar
  7. Feliz que és, R., por teres conhecido um anjo visível, palpável, amável. E por não teres perdido a fé nele!
    O teu texto, poético e emocionado, tem a beleza de um toque breve de asa...

    ResponderEliminar
  8. Oh R...,

    Deixa-me só recordar-te que também tu, és o anjo de alguém.
    Um abracinho de até já..

    ResponderEliminar
  9. como farão os anjos para sobreviver a tempestades como a de hoje? serão imunes à chuva e ao vento? também já acreditei no meu anjo, que o tinha e penso que és muito afortunada por ainda teres um para te proteger.

    ResponderEliminar
  10. Mar Arável, muito obrigada. Não podia estar mais de acordo com a ideia da perenidade dos anjos conhecidos.

    Justine, agradeço, sensibilizada, a beleza e a generosidade do comentário.

    Mia, muito obrigada. És sempre muito gentil e generosa comigo... Obrigada por isso também. 'Abracinho de até já', pois :)

    via, penso que os anjos são imunes às tempestades, sim, ou não estivessem também presentes nesses momentos. Por outro lado, acredito que há anjos discretos, quem sabe se não será o caso do teu? Um abraço, obviamente :)

    ResponderEliminar
  11. Eu chamo-lhe "a minha estrela". A verdade é que há coisas que parecem milagres. Tenho várias, ocasiões em que a sorte bateu à porta de forma inexplicável, capaz de desafiar toda a racionalidade que nos ensinam a ter. Mas não tenho fé, pelo menos em associação a uma religião. Anjos, estrelas, fantasmas, prefiro dizer que são só a esperança a morar em nós, a salvar-nos da queda.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  12. Estou de acordo, CCF. E os momentos em que a esperança (re)nasce são verdadeiramente redentores. Votos de que se repitam.

    ResponderEliminar
  13. A infância tinha coisas tão boas. Talvez seja isso que nos aguenta agora, neste misto de descrença/crença ainda. A memória do vivido que não queremos perder para que a desilusão não se instale.

    ResponderEliminar