3 de maio de 2011

Revolução a nu



Sila Sahin, 25 anos, modelo Turca e a primeira mulher muçulmana a posar nua para a Playboy. A atitude custou-lhe as relações familiares e granjeou-lhe duras críticas da comunidade muçulmana. Contudo, Sila Sahin não cede ao arrependimento e, pelo contrário, desafia as mulheres muçulmanas à auto-determinação.
No século XXI, a simbologia e a necessidade de queimar soutiãs* ainda não parecem ter fim à vista.

*episódio simbolicamente protagonizado nos anos 60 por activistas Norte-Americanas do Women’s Liberation Movement.

15 comentários:

  1. oi R

    Fantástico seu post, as realidades são prementes, a flor da pele e desafiar é sempre preciso.
    Tem um livro que gosto muito, INFIEL - A HISTORIA DE UMA MULHER QUE DESAFIOU O ISLA
    A autora - Ayaan Hirsi Ali e a editora é Cia das Letras. Ayaan que é da Somália e conta a sua vida de submissão a religião muçulmana.

    Ainda queimaremos muitos sutiãs, se preciso for, assim como cadernetas e outras coisas do gênero.

    Me chama a atenção de nunca podermos ver seus rostos assim, livres. Bonita e corajosa.

    bjs

    Coz. 7 - cozinha dos vurdóns

    ResponderEliminar
  2. isso é demagogia ou será q tb bates palmas às ocidentais q se despem por dinheiro?

    ResponderEliminar
  3. Mais uma mártir que se avizinha a ser morta à pedrada pelos próprios parentes e amigos

    ResponderEliminar
  4. Coz. 7, obrigada pelas palavras e pela dica do livro. Julgo que também está publicado em Portugal, mas não estou certa. Averiguarei! Abraço :)

    Mónica, nem uma coisa nem outra. Independentemente das motivações da modelo, os riscos que corre são demasiado grandes para não lhe reconhecer coragem nesta atitude. O objectivo é, essencialmente, o de lembrar que muito continua por fazer no que toca aos direitos das mulheres (inclusive no nosso País). E desafios ao debate são sempre bem-vindos! :)

    Luís: não podia estar mais de acordo, por isso a mencionei! Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. de todo! mulheres q lutam por direitos iguais aos homens (q até mete nojo q ainda haja necessidade de se discutir a esse nivel) não tem nada a ver com mulheres q se despem para uma revista por dinheiro. tb é para isso q serve a liberdade de escolha. mas longe de mim fazer uma elegia às mulheres q usam a liberdade dessa forma.

    ResponderEliminar
  6. Eis-me dividida :) Por um lado, compreendo inteiramente a tua motivação para fazeres referência ao caso de uma mulher que de forma obviamente corajosa luta pela sua liberdade (e de tantas, tantas outras). Por outro lado, não posso deixar de afirmar que há melhores formas de exercer a liberdade para além daquelas que representam, elas próprias, uma forma de inferiorização.
    Beijinho bem grande!

    ResponderEliminar
  7. Pois. Sara e Mónica, percebo perfeitamente os vossos pontos de vista. Não é objectivo deste 'post' tomar posição sobre os meios usados pela modelo. O objectivo é, isso sim, relembrar o jugo a que são sujeitas as mulheres muçulmanas e, de outros modos diferentes, muitas mulheres pelo mundo inteiro, incluindo as que integram as sociedades ditas 'desenvolvidas'...
    Obrigada pelas vossas reacções e posições. Venham daí sempre! :)

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, R.

    Em «O MUSEU DA INOCÊNCIA» Pamuk chega a abordar essa questão.
    A Turquia deverá ser uma das poucas potências de produção de filmes, a par com a Índia, EUA, etc.
    Porém, com a crise, os actores de cinema são forçados a desempenhar papéis em filmes pornográficos para ganhar a vida... É claro que muito dificilmentsaem do lodaçal, de tal forma queimam a sua imagem e reputação.

    A Turquia, sendo um Estado laico, e tão próxima e tão aberta ao Ocidente, não espantará se uma das suas cidadãs arrisca pose na Playboy.

    è preciso ter coragem, evidentemente.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. R.,

    Nesse post, a força da mulher.
    Agradeço sua visita.
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. R,
    Não há dúvida que esta mulher teve coragem para defender o ponto de vista das mulheres islâmicas, lutando pelos seus direitos de liberdade e de donas do seu corpo. Todavia, julgo que neste acto heroico a modelo conta com o apoio poderoso de um grupo económico e político.
    Não atiro pedras! Linchamentos já elas têm que cheguem, dos fundamentalistas a partir do momento em que têm de usar burkas... e não só!
    Um abraço e boa semana!:)

    ResponderEliminar
  11. ora aqui está um post subversivo!qual é o problema de se despir por dinheiro? mas que raio de mentalidade de dona de casa!!é tudo muito modernaço mas atenção, o corpinho é casa do senhor! eheheeh Boa R!

    ResponderEliminar
  12. JPD, a referência a Pamuck é excelente. Ainda não o li esse livro, mas vou tomar nota :) Quanto à Turquia, concordo com o que dizes. Mas mais do que a geografia, o problema aqui é cultural e religioso... Obrigada!

    Fátima, obrigada e um abraço também.

    ana, absolutamente de acordo! Para linchamentos já basta os que infelizmente existem. Um abraço!

    via, tu és inconfundível! :)))

    ResponderEliminar
  13. Há que se colocar um parênteses ou aspas em nossos conceitos...mudamos conforme mudam os tempos e jogar pedras a muito não é nada inteligente.

    Gostei da coragem da moça, apesar de ter sido por uma forma discutível, como vemos nos próprios comentários....mas a força se fez!

    Um beijo!

    ResponderEliminar
  14. O problema é mesmo o excesso de vestimentas sociais :) ... que leva a tudo menos à transparência. Que povo complicado!

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar