10 de fevereiro de 2012

Improvisemos...

.
O capricho de um segundo
roubou-me o meu futuro
provisoriamente inteiro.
Hei-de reconstruí-lo ainda mais belo
como o imaginava desde o princípio.
Hei-de reconstruí-lo sobre esta terra firme
que se chama a minha vontade.
Hei-de elevá-lo sobre os altos pilares
que se chamam o meu ideal.
Hei-de dotá-lo de um subterrâneo secreto
que se chama a minha alma. (...).
(Edith Södergran, poema declamado aqui)

(Kandinsky, Improvistion 28, 1912)

(Porque nos tempos que correm, improvisar é preciso. E porque a arte expressionista, como a pintura ou a poesia que aqui se ilustram, pode ser extremamente inspiradora.) 

11 comentários:

  1. Ainda que nos privem de algumas coisas, é importante que não nos falte a vontade... e a poesia.

    Um abraço e votos de bom fim-de-semana. :)

    ResponderEliminar
  2. Porque reinventar faz parte da respiração, dos dias, da terra e de todos nós. Afinal reinventar é realmente preciso.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  3. Belíssimo poema, fazem-nos falta palavras assim: de alento. E se é certo que a inspiração poderá vir do exterior, certo é também que o centro nevrálgico deverá residir no interior.
    Um grande beijinho e continuação de bom fdsemana!

    ResponderEliminar
  4. Uma vez mais e sempre

    pelo sonho é que vamos

    ResponderEliminar
  5. a vontade. peça importante. resta saber como se fortalece para almejar tanto. beijo e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara via, acho que há uma dupla dimensão da vontade: (1) a que se faz da emoção que nos impele e que prescinde de um esforço deliberado; (2) e a que resulta da determinação racional e auto-imposta, que nos ajuda a encontrar a força em direcção a um objectivo. Pelo menos tenho esperança de que assim seja ;)
      Um abraço.

      Eliminar
  6. Eu diria mesmo que a arte e a literatura são o motor da nossa capacidade de improvisar, de inventar, de resistir!

    ResponderEliminar
  7. Ainda há tanto que não nos podem tirar. :)

    Beijinhos, R.:)

    ResponderEliminar
  8. R.,
    O prazer que me dá ver por aí tanta esperança!

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  9. R,
    O poema é belo e inspirador, a prová-lo estão as cores, as palavras e a esperança!
    Boa semana, um abraço!

    ResponderEliminar