9 de abril de 2010

"Aqui jaz um valente soldado Português" *

 .




Que verdade?! que pesadelo?! que sonho hediondo é este?!

(Jaime Cortesão in "Memórias da Grande Guerra (1916-1919)",1919)







(Sousa Lopes, pormenor  de"Marcha para a primeira linha (frente)")

Jaime Cortesão (médico, historiador, político e escritor) e Sousa Lopes (pintor) testemunharam, na primeira pessoa, a participação de Portugal na I Guerra Mundial. No dia em que se assinala a "Batalha de La Lys", aqui fica a homenagem a todos os portugueses que por lá passaram, consubstanciada no talento de dois deles.
*Inscrição, em língua alemã, sobre a cruz de uma campa de um soldado anónimo Português

6 comentários:

  1. R.:

    Questiono-me se as "guerras", tal como as conhecemos no século passado, são protagonizadas com actos de valentia ou de pura sobrevivência. Polémico, não é?

    Mas seja qual for a resposta não podemos silenciar o sofrimento de todos os implicados: militares e civis, claro!

    ResponderEliminar
  2. Há momentos da história que não gostamos de lembrar, por tanta crueldade e desumanidade que trazem à mistura. Mas não deixa de ser inútil ou ilusório enganar a memória: o que suscitou esta ou a seguinte não se apagou. Galgou o século e continua a sua obra. Em vários pontos do globo, vários estarão, agora mesmo, a exclamar "Que sonho hediondo é este?"

    ResponderEliminar
  3. ouvi falar dessa batalha, sim, é bom não esquecer os mortos da guerra, pode fazer-nos temer e evitar outros de outras guerras.

    ResponderEliminar
  4. Seja por valentia, seja por puro instinto de sobrevivência, participar numa guerra há-de ser, no mínimo, um verdadeiro "pesadelo". Só no que toca a portugueses, na batalha de La Lys contabilizaram-se 1000 soldados mortos e cerca de 7500 vítimas se incluirmos feridos, desaparecidos e prisioneiros de guerra. Graças a eles, e a outros como eles, gozamos desta confortável liberdade. Importa, por isso, homenageá-los sempre e não permitir que caiam no esquecimento.
    Para todas, faço votos de uma excelente semana (em tranquila liberdade) :)

    ResponderEliminar
  5. Em jeito de comentário, o meu caro amigo CC esteve mesmo bem neta batalha:
    http://www.youtube.com/watch?v=3OmQDzIi3v0&feature=fvst

    Beijitos

    ResponderEliminar
  6. Muito obrigada, Mia. Um "grito" belíssimo e esperançoso. Um ideal que deveria ser também um objectivo de todos. Obrigada por este contributo "pacifista" :) Beijinho.

    ResponderEliminar