19 de abril de 2010

O valor das palavras

.





Nenhuma palavra está completa.
As palavras ora são vogais, ora são consoantes,
palavras que valem por si próprias
e palavras que valem por acompanhamento.

(Novalis, Fragmentos de Novalis, 1798)










("As Letras Caídas" de José Paulo Andrade, 2008)

13 comentários:

  1. E, no entanto, são inesgotáveis as combinações, o sentido,as emoções, os enredos... Uma Babel!

    Obrigado pela visita ao Guizo.
    Espero e desejo continuar a merecer.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. buscar palavras para completar o incompleto ou para o tonar visível. INCOMPLETO.é uma palavra grave e séria. mas por exemplo descomplexar é divertida e colher também. brincadeiras. boa noite!

    ResponderEliminar
  3. JPD: Eu é que agradeço a simpatia. Vejo que, no mínimo, partilhamos o gosto por algumas combinações de palavras, como são as de Maria do Rosário Pedreira. E já que "tolera elogios", aqui fica um sincero pelo bom gosto do "guizo e o gato". Até breve, certamente :)
    PS: Lembrei-me de outro interesse coincidente: o "obviário", pois claro :)

    ResponderEliminar
  4. Via: Brincadeiras e bom humor são sempre bem-vindos :) Como se nota, há "palavras incompletas" que dão o mote para completar ideias (divertidas). Gosto muito de "descomplexar", tanto quanto de "descomplicar" :) "Incompleto é uma palavra grave e séria", mas "incompletude" pode ser doce e terna. Obrigada por este bom momento e, se ainda for a tempo, uma muito boa noite também, que prenuncie um óptimo dia!

    ResponderEliminar
  5. A imagem fez-me lembrar uma instalação que vi no Museu de Arte Moderna e Contemporânea de Estrasburgo em Agosto: uma gigantesca folha branca (daquelas dos cadernos de linhas), com letras enormes caídas no solo. Quem sabe o/a artista não foi buscar inspiração ao José Paulo Andrade? :)

    ResponderEliminar
  6. Subscrevo-te inteiramente, amiga :) Porque não haveremos de enaltecer o que é o "nosso"?

    ResponderEliminar
  7. "Incompletas, e ainda assim, tão cheias de vibração, sons e significados... não passamos um único segundo sem elas.. E gosto desta "incompletude" das palavras..relembra-me a necessidade da multiplicidade na unidade :)

    ResponderEliminar
  8. Rui: belíssima, condensada e eloquente analogia. Obrigada!

    Mia: Não podia concordar mais. Quer com a "omnipresença" das palavras, quer com a necessidade de um conjunto e com a versatilidade que as caracteriza. Um mundo inesgotável de possibilidades e alcances, sem dúvida :)

    ResponderEliminar
  9. É muito agradável frequentar blogues que cultivam o bom gosto e qualidade de edição.

    Bjs, R.

    ResponderEliminar
  10. Muito obrigada, JPD. E não há dúvida que o o "guizo" é um bom exemplo disso mesmo. Magníficos encontros estes que o ciberespaço proporciona :)

    ResponderEliminar
  11. As letras são apenas ínfimas manchas de cor sobre uma superfície que, segundo uma lógica, permitem comunicar... quase tudo! Mas não podemos deixar de referir outras formas de comunicação registadas num suporte de papel - escritas enraizadas em culturas diversas: simbolos, caracteres, sons, etc. -, que têm a mesma função. Nesta perspectiva, a diversidade é tão rica quanto a utilização que os interlocutores lhe dá.

    ResponderEliminar
  12. Sem dúvida, Guidinha. E o melhor de tudo, é que dessa diversidade surge mais diversidade, potenciada precisamente pela infinidade de combinações possíveis: de ideias e de meios :)

    ResponderEliminar