15 de julho de 2010

Do Nuorte? Quenhe? Eu?

Do Nuorte, sim. Leram bem! É como se diz por estas bandas da região oposta ao sul (e atançãoe que eu soue adepta de tuados os pôntos cardiais). Benha daí essa lábia que nós por cá temos muita e bariada. No Pôrto num há canalizadores, só picheleiros, carago! (Ai, carago, que num se puode dizer “carago”). No Pôrto também num há cabides, só cruzetas. Niguenhe sabe o que é uma bica (só as da fuante por onde sai a água), mas um cafezinho já se tomaba. E encarnado? Alguém lá sabe o que isso é? Por aqui só temos bermelho, e é melhor falar baixinho… Em braga podes dizer: “és mesmo térinhobai mas é aos forrinhos que deixei lá ficar a sertã”, que é como quem diz: “és mesmo tonto… vai mas é ao sótão que deixei lá ficar a frigideira”. E, claro, não esqueçamos o nordeste. Em Bragança “tal é o molho como as alfaces”, que é como quem diz: “quem faz uma panela faz um testo p'ra ela”. Enfinhe… este é um “post” que nunca mais acababa, mas já são dez menos cinco da noite (que nós cá não sabemos o que são “cinco pr'as dez") e eu, em bez de estar pr' aqui a bender água sem caneco, bou mas é perguntar ao jeitoso que está aqui ao lado: “num queres sentar-te à minha beira?”, que é como quem diz: “não queres sentar-te ao pé de mim?”

17 comentários:

  1. É caso para acrescentar:
    "os puombos no puôrto fazem ... piue"
    ;)

    ResponderEliminar
  2. Ora aqui está uma autêntica e bem temperada catarsis linguísticae, uma melher do norte carago! adorei!

    ResponderEliminar
  3. Quero sim, mesmo sendo do SUL. Pois "à minha beira" com ou sem pronúncia é poesia.
    ~CC~

    ResponderEliminar
  4. Psilva, muito bom :))) Obrigada!

    Via, muito obrigada também. Deu-me para a "pantominice" ;)

    CCF, 'bora lá sentar à beira uma da outra :). 'Poesia' é um adjectivo belíssimo para esta nossa extraordinária Língua-Mãe.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Curiosamente, ainda hoje fiz referência ao filme "Bem vindo ao Norte" que, por ser uma comédia (francesa) nos deixa bem dispostos, ao mesmo tempo que nos mostra que, aqui ou em França, há diferenças significativas entre o norte e o sul, que passam não só pelo vocabulário e pela pronúncia, mas também pela forma como nos vêem (e nos vemos), em particular às pessoas que vivem no interior.

    Gostei deste teu "post". Obrigada por este momento de "reflexão" linguística e de boa disposição. :)

    ResponderEliminar
  6. Ah! Ah! Ah!...(risos).
    Achei fantástica esta prosa regionalista. Aqui num ponto cardial mais abaixo, entre Porto e Lisboa, também se diz: dez menos cinco; utiliza-se mais vermelho que encarnado embora, também se diga, deve ser influência do sul e testo para a panela.

    Julgo que a influência do Norte veio com o D.Afonso Henriques que em paz nos vigia da Igreja de Santa Cruz.

    (delicioso):):)

    ResponderEliminar
  7. Ai, uolha!!( e eu lá me podia esquecer de Ponte de Lima!! Se esquecesse, não seria mais que uma palhona :))
    Um post com sotaque(s). Bem visto! Até há uns anos atrás eu tinha a mania de que não tinha sotaque. Mas quando vivi na Covilhã, tiraram-me a mania: "Não tens é pouco", diziam por lá. :)
    Beijinhos, já com sabor de fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  8. Clap clap clap

    Muitas beazes iscrevo com sotáque, carago. Gosteie muito de lear. Inda benhe que aqui bim.

    :)))

    ResponderEliminar
  9. Olá a todas :) De facto, é impressionante como mum país tão pequenino pode haver tanta diversidade.

    Deep, tens toda a razão: as diferenças não são apenas linguisticas.

    Ana: é caso para dizer que no "centro" é que está a virtude :)

    Sara, amiga, "palhona" é muito bom :) E, sim, numa ou noutra palavrita denuncias-te :)

    mdsol: biba o sótaque, pois claro :) Já me tinha apercebido do "balha-me deus" e achei-lhe muita graça :)

    E a todas o meu muito obrigada pela "bossa" simpatia, as minhas desculpas pelas visitas menos regulares que o trabalho me tem imposto, os votos de um bom fim-de-semana e um prometido "até breve" :)

    ResponderEliminar
  10. isto logo "à primeira hora" é para começar bem o dia :D

    ResponderEliminar
  11. Obrigada, Mónica :) Que ao bomm começo se junte uma excelente continuação!

    ResponderEliminar
  12. Absolutamente de acordo! Obrigada :)

    ResponderEliminar