7 de setembro de 2010

Ler, devia ser proibido!

.
'Pensando a respeito, eu acho que ler devia ser proibido. Nada contra quem lê. Mas em certas coisas não se duvida, e ler não é nada bom. A leitura nos torna incapazes de suportar a realidade. A leitura tira o Homem de sua vida pacata e o transporta a lugares nada convencionais… Para uma criança, o perigo é ainda maior, porque ela pode crescer inconformada com os problemas do mundo, e querer até mudá-lo! Dá para imaginar? E outra coisa: ler pode estimular a criatividade e você não quer uma criancinha ‘bancando’ o geniozinho por aí… Quer? Além disso, a leitura pode tornar o Homem mais consciente, e ia ser uma confusão se todo o mundo resolvesse exigir o que merece. Nada de vagar pelos caminhos da imaginação, simplesmente porque leu um bom livro. Há quem diga que ler engrandece, mas eu não conheço um caso sequer. Quer um conselho? Silêncio! Ler, só serve aos sonhadores, e sua vida não é uma brincadeira. Cuidado! Ler, pode tornar as pessoas… perigosamente mais humanas'. (Universidade Salvador, Bahia).

11 comentários:

  1. Assim se compreende o espírito de trevas que durante tantos anos se abateu sobre o mundo: o latim como instrumento escrito de uma elite, completamente inalcançavel ao servo amordaçado pela ignorância; a censura que traçou a vermelho o controle sobre as mentes.
    Ler pode ser libertador e fomentador de consciência crítica. Se assim o escolhermos.

    Beijinho, já com saudades :)

    ResponderEliminar
  2. Magnífico texto: irónico, mordaz, dismistificador.
    De facto, ler=saber=poder - e há quem não esteja interessado nesta sequência!

    ResponderEliminar
  3. Faço meu o comentário da Justine. E a ironia bem usada tem muita eficácia...

    : )))

    ResponderEliminar
  4. não me parece necessário proibir a leitura; se alguém não quer que se leia aquilo que mais incomoda (que faz pensar), só tem de deixar que o desespero acabe por ganhar a quem tenta navegar o tormentoso mar da edição - que se farte do tempo perdido com o ténue e com o não encontrar a substância.

    ResponderEliminar
  5. Em relação aos nomes das estrelas do sete-estrelo

    todos são personagens da mitologia.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  6. aqui está porque há duas formas de matar a coisa, suprimi-la ou dá-la em excesso. pela fome ou pelo enjoo.hoje, por vezes pecamos pela segunda, a quantidade de livros pode traduzir-se numa certa banalidade...não? o texto é sedutor.

    ResponderEliminar
  7. O título realmente é surpreendente mas compreende-se com o "nonsense" e a ironia associadas.

    Mergulho nos livros, por vezes, sem ser os que mais gostaria de ler, razões de ofício, mas eles alimentam-me o espírito tal como este vídeo que foi um achado! :)

    ResponderEliminar
  8. confesso que o título surpreende, mas estando ele inerido neste blog, pensei: aqui tem coisa..:)
    Passei a última semana "perdida" nos livros, mergulhada em cada página, atenta a cada palavra...foram 3 livros numa semana...para além de ter terminado aquele que ganhava pó na minha mesa de cabeceira há largas semanas...sou assim, de fases..mas confesso que soube tão bem dvorá-los!!! A força que as palavras podem ter...fazer-nos sonhar, aprender, dar vontade de agir, reclamar...
    por isso acho este vídeo uma maravilha! Obrigada por tê-lo postado!!!

    ResponderEliminar
  9. Muito obrigada pela visita ao meu blog.
    Só hoje pude vir aqui com tempo. Gostei muito do que encontrei, a começar pela imagem da bicicleta lá no cimo.
    Este último post é de grande ironia. E que verdades aqui se dizem neste texto!

    ResponderEliminar
  10. Deliciosamente irónico!
    Tenho uma foto de cartaz num museu sobre "Os perigos de saber ler", datado de 1927, talvez faça um post com ele um dia destes!

    Abraço

    ResponderEliminar