2 de setembro de 2010

Loucura... bovina?

(Imagem daqui)
.
Uma das coisas mais deliciosas que li nos últimos tempos chama-se Quantas Madrugadas tem a Noite. Obra de Ondjaki, escritor Angolano e um jovem valor literário com provas dadas. A determinada altura do livro, um 'muadiê', narrador participante, discorre sobre a estratégia europeia para a encefalopatia espongiforme bovina nos seguintes termos: 'Ai num sabes?, lá nas europas tão a matar vacas só à toa, só por causa duma loucurazita, aqueles muadiês não batem bem ... Nós aqui mesmo, nosso país, nossas guerras... porra, se desconfiam que uma vaca tá louca - vaca pode ficar louca? quando muito, tá confusa! - mas se desconfiam só, pronto, pode ser uma, mas vão abater já mil. Meu, ouve só a minha ideia... mandar todas vacas aqui, vamos lhes receber no porto, festa e cortejo já e tudo. Vamos com as vacas pro campo... festa das minas, mas não só - elas rebentam e ficam logo semigrelhadas. ... eu mesmo seria o primeiro grelhador das vacas loucas, todas minas descobertas e carne pronta... Minha ideia, uí, mas te autorizo a revelar'.
.
(Ondjaki in ´Quantas Madrugadas tem a Noite', 2004, Ed Caminho).

10 comentários:

  1. Nunca li nada de Ondjaki, mas tenho este livro por cá, à espera de um tempinho mais favorável. Se me dizes que é delicioso, vou guardá-lo para uma altura em que o humor esteja a precisar de uma muleta literária. :)

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei com a pulga na orelha!
    E assim vou acumulando livros que não lerei mesmo em três vidas!
    Que loucura!:-))
    A foto está giríssima...

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, ana, e uma excelente continuação para si, com o fim-de-semana já à espreita!

    Sara, já respondi, mas aqui fica na mesma: o livro é sem dúvida um antídoto para o mau humor :)

    Rosa dos ventos: Obrigada :) E também eu tenho o mesmo dilema... Costumo consolar-me pensando que o que importa realmente é os livros que se leu, mais do que os que ficaram por ler ;)

    Um abraço grato a todas :)

    ResponderEliminar
  4. E assim se vê como o mundo caminha em andamentos tão díspares. Enquanto em certas geografias se discute a bactéria a, b ou c, noutras a questão fulcral é a simples sobrevivência...

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  5. gosto da ironia, enquanto uns se degladiam para matar a fome outros degladiam-se para matar alimentos

    ResponderEliminar
  6. Fiquei fã do Ondjaki desde o primeiro livro muito jovem, luminoso e humano. E o sentido de humor vem a apurar-se com a chegada à maturidade. Vale a pena lê-lo e relê-lo para conhecer um pouco melhor Angola e os homens...

    ResponderEliminar
  7. BEM QUE PODERIA DIZER: COMAM AS PEIXES!
    BOM RESTO DE SEMANA.

    ResponderEliminar
  8. Olá Olá :) Nunca li Ondjaki, mas este excerto está muito engraçado :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar