6 de setembro de 2011

Dos melhores amigos...

A ‘melhor amiga’ lá de casa tem molas nos pés. Perdão, nas patas. Nos seus loucos 9 meses entrevê-se a alegria e inconsequência da ‘infância’. Imparável, saltita constantemente à nossa volta, pula declives que ultrapassam largamente o seu tamanho, corre desarvoradamente sem propósito e, automobilisticamente falando, chega "dos zero aos 100" em poucos segundos. 
.
Se lhe atendemos, responde-nos com entusiasmo e carinho inexcedíveis: o rabo agita-se desvairado (de tal modo frenético, que esperamos vê-lo transformar-se numa hélice que a há-de levar pelos ares); os beijos incessantes (vulgo, lambidelas) atiram-se a tudo quanto alcançam; e se nos sentamos, senta-se connosco, assegurando-se de que não sobra um milímetro de espaço entre ambos.
.
Carinhosamente, debito pérolas que ofenderiam algumas sensibilidades, mas não a dela, que sabe que a adoro. Enquanto a observo vou dizendo: -“Quem tem uns bigodes de respeito? Mas onde já se viu uma loira com bigode? Não te aflijas. Os da tua espécie gostam assim…” Ela olha-me com aparente atenção, e eu lembro-me da publicidade que retrata os animais a ouvir ‘blá, blá, blá, blá, blá, blá…’ Sei que assim é. Mas sei também que, independentemente da linguagem verbal, o apreço e o entendimento são recíprocos.

11 comentários:

  1. Tem um ar simpático! A descrição do seu comportamento lembra-me um cão que houve em minha casa. Habitualmente esquecia-me de que era um cão por ser tão "humano" o seu entendimento. :)

    ResponderEliminar
  2. R. A uns anos atrás acompanhei uma defesa de doutorado de um MD veterinário, no qual explicava a personalidade dos donos e dos animais (cachorros), me apaixonei e ele tinha razão. As virtudes e os defeitos se repetem. Se ela é meiga e agitada...a dona deve ser mais ou menos um mix. cães, são belos, sempre.

    Esteja sempre bem.

    5 bjs

    ResponderEliminar
  3. Quanta ternura pela tua "melhor amiga" de 4 patas!E quanta paciência (descrita com muita ironia e sentido de humor) com os seus excessos de adolescente:)))) Em breve se tornará uma companhia calma, atenta, fiel e amiga. E ela entende-te, sim - qualquer que seja a conversa, ela percebe que lhe estás a dizer que gostas muito dela e que ela te faz bem:)))

    ResponderEliminar
  4. Uma graça este falar ternurento de uma menina-cadela. E linda que ela é!

    ResponderEliminar
  5. Já li o texto duas vezes e ri sempre com a mesma vontade :)) A cauda-hélice é mesmo uma ideia comercial muito apetecível. O mesmo não diria da "loira com bigode" :))))
    Agora mais a sério, só posso dizer que ter amigos assim é um conforto sem medida.
    Um grande beijinho!!

    ResponderEliminar
  6. os animais são mesmo assim, amigos inseparáveis,e prendem-nos o coração. abraço

    ResponderEliminar
  7. Tem aí uma loira fantástica, sem dúvida! :)

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  8. R., que texto tão doce. Tão terno e espirituoso! Se soubesse ler, "ela" ia adorar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Os animais têm um modo terno de nos prender.
    Ela é linda apesar de ter bigode e ser loira.:))))
    Tenho dois gatos e eles têm uma forma sui generis de demonstrar o seu afecto.

    ResponderEliminar
  10. Estes patudos são exímios na linguagem não verbal, até na forma como se sentam!!! E, vais concordar, há criatura que se possa assemelhar na ternura do olhar!? :)

    Acaso essa lourita não aceita um passeio pela praia com um moreno bem intencionado?? :):)

    Beijitos para as duas!!

    ResponderEliminar