23 de fevereiro de 2012

Se tu viesses ver-me à tardinha

- Se tu viesses ver-me à tardinha - dizia Florbela Espanca, - eu havia de contar-te os anos idos - dir-te-ia eu. Havia de contar-te as descobertas, as aventuras, os tropeções e sustos; e as vezes e o tempo que contemplei o teu retrato.
Se tu viesses ver-me à tardinha, eu havia de interrogar-te sobre o destino das almas: - Sempre é verdade que existem? E para onde vão? E porquê assim, de repente? - Tantas perguntas que eu tinha p'ra te fazer... Tanta coisa p'ra te contar… Sabias que comecei a desconfiar de deus quando partiste? Logo tu, que nos fazias tanta falta. Logo a mim, que era ainda tão pequena...
Se tu viesses ver-me à tardinha, havia de te contar dos namorados que tive, porque era a ti que queria revelá-lo em primeiro lugar. Havia de contar-te o que não disse a mais ninguém e retrospectivamente ouviria os teus conselhos.
Se tu viesses ver-me à tardinha, dir-te-ia das recordações que de ti guardo: da meiguice, do cheiro do teu bolo de canela, dos passeios e brincadeiras que partilhámos, da força das tuas mãos e mais ainda do teu carácter, do sorriso que me reservavas quando a morfina já não aplacava a tua dor mas aplacava a minha...
Se tu viesses ver-me à tardinha, eu juro que guardaria segredo. De qualquer modo, ninguém acreditaria. Talvez dissessem condoídos: - “Pobrezinha… descompensou”.
Uma coisa eu te garanto: se tu viesses ver-me à tardinha, nem que fosse só por uma vez, eu havia de pousar a cabeça no teu colo, sentir de novo a textura da tua saia e a aspereza das tuas mãos no meu cabelo, e pela primeira vez em muito tempo, poderia consentir-me fechar os olhos e voltar a acreditar, sem reservas, que o mundo é um lugar seguro.

14 comentários:

  1. Gosto tanto desses textos, onde a alegria da possivel felicidade chega. Gosto quando a amargura se dilui nos poemas e textos dela. Este é lindo.

    bjs nossos e meus

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, caras amigas. Da Florbela apenas aproveitei este verso, que serviu de mote para o texto. Exactamente porque da poetisa o que geralmente mais aprecio é o início dos seus sonetos, já que tendem a terminar com tristeza.

      Um abraço feito da alegria e felicidade que tão bem valorizam :)

      Eliminar
  2. Olá, R.
    Uma escrita como "véu de luto"...
    Permito-me, apenas, deixar-lhe sonoridade:http://www.youtube.com/watch?v=klVXY3F6mdk&feature=youtube_gdata_player

    ResponderEliminar
  3. Tão distraído que tenho andado. Que hei-de ser sempre assim já não posso duvidar, meio aluado, a despeito da minha profissão, agora profissão em part-time que a outra parte é de reformado
    (meio reformado, não gosto da expressão pensionista, pensionista? porquê, é a migalha que a SS me transfere mensalmente que compensa os 44 anos de trabalho com descontos obrigatórios para serem (mal)geridos pelo Estado, que dá o direito a dizerem que fazem o favor de me dar uma esmola?)
    a deixar passar textos espantosos como este!

    Gostei muito da forma como o tema está tratado, do estilo que já conheço de há uns anos, apesar de não ser assíduo nos comentários.

    Um abraço amigo, deu-me para ficar sensibilizado, deve ser próprio da minha natureza,

    ResponderEliminar
  4. R,
    Parabéns pelo texto que mostra saudade mas que também conta a alegria de uma partilha anunciada num tempo prescrito.
    Abraço e bom fim de semana!:)

    ResponderEliminar
  5. Mas A Florbela faltaram-lhe muitas visitas à tardinha para ela acreditar que o mundo era um lugar seguro!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Tão, tão bonito! Emocionei-me...
    Obrigada por partilhares.
    Um grande beijinho e continuação de bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  7. R.,
    Palavras belas e sentidas que gostaria muito de conjugar na primeira pessoa.

    beijo :)

    ResponderEliminar
  8. Texto luminoso, nostálgico, pungente - como um pôr-de-sol. Ou como um amanhecer?
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Só podia ser um belo texto de Florbela

    Boa partilha

    ResponderEliminar
  10. esta expressão "à tardinha" é tão florbela, melancolia, quem por ela se apaixone arderá no inferno, disse Dante, não sei se tem razão.

    ResponderEliminar
  11. Simplesmente belo. Á tardinha, de madrugada, ao fim de um dia ou a qualquer hora do dia :)

    ResponderEliminar
  12. Um belo texto. Que bom se alguém tivesse ido vê-la "à tardinha"...Mas a verdade é que ela "esperou". Isso é já bom, não é?
    Andei à sua procura e depois "descobri" este seu outro blog!
    Abraços

    ResponderEliminar