20 de março de 2012

Da esperança

(Georges Braque, Little Bay at La Ciotat, 1907)

O pescador pensou que a natureza tinha uma inteligência impressionante, e que havia de saber sobre a sua vida, havia de entender o seu desejo e havia de lhe acudir. O Crisóstomo, ali sozinho (...), abriu a boca e falou. (...) Acontecia assim porque, aos quarenta anos, o Crisóstomo assumiu a tristeza para reclamar a esperança(...) A natureza, quieta a ser só inteligente e quieta, não disse nada, nem o Crisóstomo esperaria ouvir uma voz. A esperança era uma coisa muda e feita para ser um pouco secreta..
.
(Valter Hugo-Mãe, 'O Homem que era só Metade' In 'O Filho de Mil Homens', 2011) 

11 comentários:

  1. A esperança muda e em segredo deve doer muito.
    A ponte entre a natureza e a esperança, entre o silêncio, o silencio que fala mais de mil palavras.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  2. A esperança é para ser gritada
    como quem fala baixinho
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. 'Muda' e 'secreta', a Esperança?
    Diz-me a Quimera que, quase sempre, ela, a Esperança, escorre pelos olhos...

    abraço,
    jorge

    ResponderEliminar
  4. fé.esperança. caridade. as tês virtudes cristãs. a esperança é a mais universal e a que nos ama perdidamente.

    ResponderEliminar
  5. Bem sei que estou perdendo muita coisa interessante que por aqui vai aparecendo mas de momento o tempo falha. Espero voltar à normalidade.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Já várias pessoas, que me merecem inteiro crédito, me aconselharam este escritor. Cá está mais uma referência abonatória (sim, reparei que o classificaste como unputdownable :)) Tenho de v(l)er por mim própria...
    Beijinhos e bom restinho de semana!

    ResponderEliminar
  7. Que texto bonito...e confesso que os comentários feitos também o são...Parabéns a todos pela escolha das palavras que "falam" sobre aquilo que todos "sentem".

    ResponderEliminar
  8. Ainda não li este!
    Pelo excerto, promete!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Obrigada pelo carinho, pelos ciganos daqui e pelos de Portugal e Espanha.

    bjs nossos

    ResponderEliminar
  10. R.,
    A esperança, aquela coisa que nos aquece por dentro e nos faz andar, é um tema que me diz muito.
    Um trecho bem escolhido, este.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  11. Este livro está na minha lista de espera :))

    Beijinhos e uma Páscoa feliz.

    ResponderEliminar