9 de julho de 2010

Da homeostase e da esperança...

(HIV-2, daqui)
.
A revista Science publica hoje uma secção especial dedicada à investigação da SIDA. Num artigo assinado por uma equipa liderada por Xueling Wu do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, revela-se a identificação de três anticorpos naturais capazes de neutralizar até 90% do HIV-1 isolado em laboratório (o mais agressivo dos vírus HIV). A descoberta aviva a esperança na concepção de uma vacina eficaz. Como sempre, a natureza é suprema: ao caos opõem a ordem; às teses, as antíteses; ao desequilíbrio, a homeostase... e, acrescentaria eu, ao desânimo, a esperança.

6 comentários:

  1. Excelente notícia para começar o dia.
    BOM DIA!
    Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  2. a esperança é só nossa, 100% humana, nessa parte que é mesmo só da natureza humana,inventámo-la, pensarei que a Natureza não sabe de nada e continua o seu caminho indiferente.
    Esta é uma excelente notícia, espero que seja acessível aos milhares de infectados em África.Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Boas notícias!
    Eu creio que sim: que a Natureza tem caminhos sábios. Nós, humanos, somos a sua fracção que menos respeita tal sabedoria. Talvez nos possamos redimir, de vez em quando, com esforços semelhantes a este.
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. Olá às três! Obrigada pelas vossas impressões. Também concordo que são notícias muito positivas e, por isso, dignas de nota. No que toca à Natureza, penso que este é um exemplo paradigmático. A solução parece estar sempre contida no próprio, nesta tendência inevitável para o reequilíbrio, seja qual for o dano sofrido. Veremos... Oxalá a solução esteja para breve!
    Beijinho e continuação de um excelente fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  5. Sobretudo a Esperança. E que bom ler este post, ainda para mais, a uma segunda-feira ... :)))

    ResponderEliminar
  6. É isso! Talvez seja mesmo um bom prenúncio :)
    Boa semana!

    ResponderEliminar