6 de julho de 2010

Uma vida, uma causa...

75º Aniversário de Dalai Lama
Comemora-se uma vida que se confunde com uma causa. Uma causa mandatária de uma cultura, uma Língua, um território e, sobretudo, muitas outras vidas. Aqui fica a homenagem ao homem e à causa que incansavelmente representa.

(Site Oficial Aqui)
(Fotografia por Norbu, daqui.)

7 comentários:

  1. o Tibete e o Dalai Lama.o budismo já esteve mais na moda, mas como toda a moda, encarado de forma muito superficial, nada entendo de budismo mas entendo de colonialismo selvagem,de povos sem território. justa homenagem.

    ResponderEliminar
  2. ana disse...

    Tenho um grande apreço pelo Dalai-Lama. Obrigada por ter lembrado. Logo colocarei qualquer coisa dele. O budismo encanta-me mas não o consigo alcançar por causa das minhas raízes ocidentais.
    Bom dia! :)

    ResponderEliminar
  3. Olá a ambas e obrigada pela delicadeza de ignorarem a gralha que aqui estava e que já corrigi :) De facto, a ideia deste 'post' é a de, conforme refere a via, relembrar uma causa que "já esteve mais na moda", e cujo esquecimento não impede o sofrimento dos que dela são vítimas, antes pelo contrário... Por isso, aqui fica assinalada, na expectativa de que cada um contribua, conforme pode, para minimizar os seus devastadores efeitos.
    Um abraço e continuação de boa semana.

    ResponderEliminar
  4. Bonita homenagem mais do que merecida.

    :)))

    ResponderEliminar
  5. Obrigada, mdsol :) Ontem constatei com tristeza a omissão generalizada da comunicação social sobre este assunto. Talvez seja incómodo ou, como referia a via, tenha caído em 'desuso'. É uma pena, porque implica ignorar também o sofrimento de todo um povo... E, por isso mesmo, aqui fica reforçada a homenagem! :)
    Abraço!

    ResponderEliminar
  6. Era de esperar, mas alegra-me imenso constatar a mais que justa homenagem que aqui se presta a este Grande Senhor! Como se refere anteriormente, é uma pena que o Budismo tenha sido acolhido como uma moda que, como todas as modas, caiu em desuso.. Parece-me que compreender os princípios básicos do budismo, é também compreender a sua intemporalidade e aplicação universal. Jamais pode "sair de moda".

    Diz muito bem, é uma vida dedicada a muitas outras vidas, incluindo as nossas, sendo esse o primeiro compromisso, do Homem que diz ser "apenas um simples monge".

    Obrigada !

    ResponderEliminar