8 de dezembro de 2011

Da Rádio e da Literatura

.

(Assinatura de Aquilino Ribeiro, aqui)
.
Cada vez mais, aprecio a rádio. Incontestavelmente, enganaram-se os que vaticinaram a sua queda com o advento da televisão e, mais tarde, de outros meios audiovisuais. Há programas, temáticas e estilos para todos os gostos. Já aqui dei o exemplo da ópera. Desta vez, o protagonismo cabe à literatura. Fernando Alves, autor de belíssimos programas na TSF, convida-nos para a Rádio de Histórias, um pequeno e sublime momento dedicado ao universo da literatura infanto-juvenil. No passado dia 7, em visita a uma livraria do Porto, o destaque foi para O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro: grandiloquente e incomparável mestre das letras. A citação escolhida desvenda o início  da obra e, estou em crer, aguça o desejo da sua leitura. Reza assim:  Havia três dias e três noites que a Salta-Pocinhas, raposa matreira, vagueira, lambisgueira, corria os bosques farejando, batendo mato, sem conseguir deitar a unha a outra caça além de uns míseros gafanhotos, nem atinar com um abrigo em que pudesse dormir um soninho descansado... Para os que ainda não tiveram oportunidade de conhecer o texto, e porque esta literatura não discrimina idades, aqui ficam a partilha e a sugestão.
.

8 comentários:

  1. Pertinente, como sempre. Há autores e estórias que vale a pena revisitar sempre!

    Beijinhos, R.:)

    ResponderEliminar
  2. Já há muito que não oiço o Fernando Alves uma vez que aqui no Oeste não tem boa cobertura. Lembro-me, no entanto, que a sua arte de dizer textos alicia boa gente a ler o resto dos livros por ele citados.

    Concordo contigo amiga. Um bom incentivo à leitura por miúdos e graúdos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. R.,
    Em Aquilino, um enorme artista da nossa língua, satisfaz-me o epíteto que alguém lhe deu: Mestre. Era e é.

    Beijo :)

    ResponderEliminar
  4. Associo invariavelmente a radio à música e, nesse apartado, é uma companhia leal. Mas agradeço esta ampliação que tens feito, muito justa, aliás.
    Ainda não li este "O Romance da Raposa" mas, como bem dizes, este início abre o apetite: "lambisgueira" é do melhor! :)))
    Beijinho enorme e, espero, até muito brevemente :))

    ResponderEliminar
  5. Excelentíssima sugestão! Ah se Aquilino fosse mais lido a nossa língua não sofreria os atropelos que constantemente sofre...
    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Não conhecíamos, mas adoramos conhecer, obrigada por mais essa partilha.
    R - a maylê lhe deixou um recado, falamos de você pra ela e ela amou a bicicleta...

    5 bjs de todas nós
    http://cozinhadosvurdons.blogspot.com/2011/12/coisas-da-rainha.html

    ResponderEliminar
  7. Ternando Alves a citar Aquilino

    faz todo o sentido
    ouvir esta rádio

    ResponderEliminar
  8. O prazer do encontro, aqui, com a beleza e a sabedoria das coisas.

    ResponderEliminar