1 de maio de 2010

Dia do trabalhador: tarefas inacabadas

.
Acesso justo ao trabalho
.
Trabalho digno para todos
.
Igualdade salarial entre homens e mulheres
.
Erradicação do trabalho infantil
.
Integração profissional das pessoas com deficiência
.
Extinção do trabalho escravo
.
Segurança e saúde no trabalho... etc., etc., etc.

(Foto de Elise Amendola, 2008)

7 comentários:

  1. Colocas o dedo em muitas "feridas". Ou poderei chamar-lhes "vergonhas"? Acho que sim, acho que me apetece apelidá-las de vergonhas, querendo dizer, atentados à dignidade e a direitos humanos elementares. São tarefas inacabadas e tenho muitas dúvidas relativamente ao tempo que tomarão na sua concretização. Na actual conjuntura, o meu cepticismo aumenta. Mas as consciências não devem adormecer, isso é uma verdade.

    ResponderEliminar
  2. Principios tão consensuais e, afinal, tão penosamente postos em prática, porque... (E a lista de justificações e indignação seria interminável.)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Querida Sara, é tão só esse o propósito de nomear tais indignidades: expô-las para que as consciências não adormeçam e se traduzam nas contribuições individuais possíveis...
    Beijinho e bom fim-de-semana.

    JPD, de facto a lista é infindável. Julgo que apenas nos resta não baixar os braços. E, para isso, criatividades como a sua são, seguramente, importantes ferramentas!

    ResponderEliminar
  4. sabes, sempre estive contra esta redução do indivíduo ao trabalhador, ao funcionário o que hoje parece mais profissional, talvez tenha os terríveis defeitos do libertarismo pós 25 de abril. tenho de ir ali arrepender-me...mas de todos os direitos o mais premente agora penso que seja o direito ao trabalho justo para todos.

    ResponderEliminar
  5. Via, muito eu gosto da tua "fina ironia" :) (Até rimou!)(Essa de ir ali arrepender-se teve muita graça). Também concordo que é redutor confundir a pessoa com a condição de trabalhador, mas não há dúvida que no que toca ao trabalho há ainda muito por fazer. Nesta, como noutras áreas, a enunciação de direitos não tem chegado para a concretização dos mesmos. Pessoalmente, acredito que os cidadãos podem ser parte da solução...
    Continuação de uma semana excelente e produtiva ;)

    ResponderEliminar
  6. Uma coisa é a teoriado Direito, com suas leis e princípios...outra coisa é pôr em prática esses conceitos....Portugal é longe de ser um exemplo de sucesso....infelizmente

    ResponderEliminar
  7. Se tu o dizes, Isabel, e o quotidiano também mo sugere, não me parece que restem muitas dúvidas. Confiemos no contributo dos profissionais do Direito para minimizar o fosso entre boas intenções e boas práticas ;)

    ResponderEliminar