6 de maio de 2010

It's raining men...




.














(René Magritte, Golconde, 1953)

"...when one sees one of my pictures, one asks oneself this simple question 'What does that mean'? It does not mean anything, because mystery means nothing either, it is unknowable."

9 comentários:

  1. Parece-me que o René (e agora lembrei-me do Allo Allo) era como o Pessoa: muitos!

    E também muitos são os beijinhos que eu te mando :)*

    ResponderEliminar
  2. Muito bem visto! Ambos se desdobraram em produções e (des)construções que muitos outros juntos não alcançariam (comigo incluída nesses:)). Muitos beijinhos para ti também e votos de que por aí te "chovam" sucessos :)

    ResponderEliminar
  3. Alguém que esteve no Museu Magritte, em Bruxelas, partilhou, num encontro de trabalho, uma frase de René Magritte que acompanhava um dos seus quadros e que penso coadunar-se com aquela que aqui trazes: '...according to my doctrine', it is forbidden (under threat of insanity) to foresee anything. What I will do in any domain is just as unforeseeable as the appearence of a real poetic image."
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  4. ele diz isso mas eu vejo uma uniformidade, uma tentativa de reduzir o diverso ao mesmo e de o multiplicar até à náusea. o magritte gostava de construir mistérios, de nos enganar colocando a arte como não discursiva. mas a nossa mente é essencialmente discursiva, gosto do Magritte,há uma quadro espantoso que são dois amantes envoltos num lençol que vem em todos os manuais, a obra é tão divulgada que já tem estatuto publiciyário.bom fim-de-semana apesar da chuva

    ResponderEliminar
  5. Sara e Via: obrigada pelos vossos sempre estimulantes comentários. De facto, uma das coisas que também aprecio no Magritte é esse "mistério" que tão bem caracteriza as suas produções, tão inverosímeis quanto realistas, tão imperscrutáveis quanto óbvias. Evitar a "discursividade" na sua apreensão seria, isso sim, a "threat of insanity":)
    Beijinho para ambas e votos redobrados de um excelente fim-de-semana! (e não há-de haver chuva que o impeça :) )

    ResponderEliminar
  6. É um quadro excelente, apesar de muito exposto, mantém-se interessante.
    Obrigada pela visita à ardósia
    ~CC~

    ResponderEliminar
  7. Eu é que agradeço. E a visita foi um prazer :)

    ResponderEliminar
  8. Porem, eu acho este quadro delicioso.

    Beijinhos
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  9. Também eu, JPD :) Votos sinceramente retribuídos :)

    ResponderEliminar