14 de maio de 2010

Protesto inexcedível contra o uso de estrangeirismos...



Este negócio de “I love you”
De “Mon amour”, ou de “Paris je t'aime”
Isso é conversa para estrangeiro
E não fica bem para um bom brasileiro
.
É bem melhor, é muito mais bonito
Quando se ouve um rapagão aflito
Dizer baixinho junto da pessoa
“Você morena é um bocado boa”
.
Um “adeuzinho” é mais interessante
Que um “Goodbye” falado em mau inglês
“Ó meu amor”, em vez de “Mon amour”
“Como te amo” e não “I love you”
.
Não admito nem por brincadeira
Chamar dinheiro de ‘L’argent toujours’
É preferível dizer assim:
Eu 'estou alegre do tupiniquim'
Fica moreno, olha pra mim...
.

("Conversa para Estrangeiro" interpretada na belíssima voz de Maria da Graça,
acompanhada pela graça de Ribeirinho, no inimitável "Pátio das Cantigas" de 1942)

10 comentários:

  1. R.:

    ... everytime we say goodbye we die a little... (brinco!)

    ResponderEliminar
  2. mdsol, obrigada :)


    Guidinha, "we do" :) Não se pode dizer adeus a delícias como esta :)

    ResponderEliminar
  3. Até sinto que este post (aliás, esta postagem!) me foi dedicado ;)
    Gostei muito e concordo plenamente!

    Gosto ainda mais de ti, R. do meu coração :)

    Beijo enorme, enorme, que nem o Atlântico! *

    ResponderEliminar
  4. bem, uma cantiguinha destas para um final de semana, promete! bjo

    ResponderEliminar
  5. "Você morena é um bocado boa" :))) Uma delícia, sem dúvida! A Maria da Graça sabia-a toda. :)
    Beijinho e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Cátia, minha querida menina, é claro que pensei o tempo todo em ti. Inconscientemente, acho que foi o teu mais recente "sotaque" que me relembrou esta maravilha :) Ainda bem que gostaste! Cá vai um abraço transatlântico, supra-atlântico e até pacífico, que é maior ainda :) (Seja como for, não há atlântico que nos separe :)). Beijinho.

    ResponderEliminar
  7. Via: Absolutamente! :) Apesar de já ter ouvido isto incontáveis vezes, não há uma única que não me arranque um sorriso e uma vontade irreprimível de balançar :) É sempre um bom augúrio ou, se necessário, um poderoso antidepressivo :) Votos de um óptimo fim-de-semana!

    Sara: não vais acreditar (ou se calhar vais :)), mas "delícia" é realmente o adjectivo que mais associo a esta preciosidade :) Uma maravilha, sem dúvida :) Beijinho e bom fds!

    ResponderEliminar
  8. O segredo do «Pátio das Cantigas» reside na inesgotável longevidade da adesão ao argumento, ao filme.

    As pessoas ainda hoje se reconfortam naquele ambiente.

    Haverá uma memória colectiva que se perpetue assim tão longamente?
    A resposta é óbvia: Sim!

    Já a série na RTP «Conta-me Como Foi» tem uma adesão semelhante.
    Um equivalente perfeita e eficazmente actual.

    O mais parecido, internacionalmente, terá sido «O Mamma Mia»
    Sempre me pareceu uma actualização do Pátio, aquela ilha grega onde afinal a felicidade acontece e está ao alcance de todas.
    De tal modo que até nem há desafinaçao no cantar e no dançar.

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, JPD. Obrigada por tão interessante reflexão. Concordo com a marca indelével deste filme, que devia ser elevado à categoria de "património de interessa nacional"! :) Precisamente para garantir a sua preservação para "memória futura" :)

    ResponderEliminar