9 de maio de 2010

Do Coliseu à Argentina

Ontem, no Coliseu do Porto, viveu-se uma experiência sensorial irrepetível: ouviu-se, viu-se e sentiu-se Gotan Project (para os mais distraídos, note-se que o nome resulta da inversão silábica da palavra “tango”). De repente, o corpo transformou-se numa caixa de percussão: todo ele ressonância. A voz, tão aveludada quanto pungente, de Cristina Viallonga, provocava uma impressão vibrátil. Ora o violino, ora o piano, ora o acordeão… e toda a harmoniosa panóplia instrumental se destacavam alternadamente ou em uníssono. O coliseu foi um único e gigante órgão pulsante. E o enlevo foi tal, que não faltou lá nada. Pelos meus olhos passaram a Argentina, Buenos Aires, o Borges, Cortázar (a quem o grupo dedicou “Rayuela”), a Patagónia, Ushuaia - a mais austral cidade do mundo, Piazzolla … e essa inimitável e única “revancha”: “la revancha del TAN-GO”.
.
 
.
PS: Agradeço a P. por generosamente me ter convidado

9 comentários:

  1. Depois de ler isto, só posso dizer que estou cheia de maus sentimentos: que "inbejidade", como diria a minha irmã :))
    Depois disto, acho que nem necessito desejar-te uma boa semana. Estou certa que o será! :)

    ResponderEliminar
  2. este tango assim estilizado é quase dança clássica!bjo e boa semana!

    ResponderEliminar
  3. Querida amiga Sara, a tua "imbejice" é sempre muito bem-vinda :) É realmente um bom início de semana. Tenho a alma cheia :) (Espero um destes dias contar-te tudo de viva voz :))
    Beijinho e uma óptima semana!

    Via, é mesmo! Confesso que sou suspeita porque sou uma apreciadora incorrigível de muito da Argentina e da sua cultura (entre outras coisas, não pretendo morrer sem ir à Terra do Fogo :)) E como terá dito Borges "Esa ráfaga, el tango, esa diablura,los atareados años desafía;
    hecho de polvo y tiempo, el hombre dura menos que la liviana melodía(...). El tango crea un turbio pasado irreal que de algún modo es cierto,
    un recuerdo imposible de haber muerto (...)"
    Obrigada e votos de uma excelente semana para ti também :)

    ResponderEliminar
  4. à Patagónia, Chile, Argentina, terra de fronteira. o turvo que se faz certo, adopto também a citação, por supuesto!

    ResponderEliminar
  5. :) ... "siempre" o Borges, pois claro :)

    ResponderEliminar
  6. 'Támém tou munto imejosa..' :)

    Beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  7. Da próxima vez vais connosco. Isso sim!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Lia. Obrigada pela visita. Estou certa que haverá novas oportunidades e talvez a próxima não lhe escape :)

    ResponderEliminar