19 de maio de 2010

Amadeo, Amadeo...

(Amadeo de Souza-Cardoso, "Cozinha da Casa de Manhufe", 1913)
 .
Dos vários modelos de reconciliação, a frequência da cozinha de uma casa será por certo o mais antigo e o mais conseguido. Reconhcerá isto Amadeo quando pinta "Cozinha da casa de Manhufe", nesse calor de evocados convívios, solilóquios a que o lume crepitante faz companhia (...) dando ao diário fluir um gosto de coisa perfeita que se nos insere na pele.
(Mário Cláudio, Amadeo, 1984)

14 comentários:

  1. é verdade, novo template, novas perspectivas e interesses,maybe. O Amadeo gosto, claro, de cozinhas também, é o coração da casa (coisa que os empreiteiros do burgo ainda não perceberam e continuam a prívilegiar as salas)quanto ao Mário Cláudio não me fazem perder de amores os seus barroquismos. bjo

    ResponderEliminar
  2. Olha um dos teus escritores favoritos! Ainda não li aquele que comprámos juntas (remember?), mas vi por aí que foi indicado para um prémio. Mário Claúdio rules! :)
    A nova roupagem é bonita! Azul tranquilo :)
    Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  3. Confirmei: o "Boa Noite, Senhor Soares" é um dos 54 finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatura. 54 finalistas??!! Estão a gozar, não?

    ResponderEliminar
  4. Olá R

    É curioso que eu nunca olhei para a cozinha como um lugar de reconciliação.

    Mas, é provável que servisse para isso também: a família -- principalmente no Inverno -- instalar-se-ia à lareira e amenizando o frio acerta o quotidiano.

    Irei espreitar a obra do Mário Cláudio -- Li-o há imenso tempo! -- para acompanhar a perspectiva do escritor.

    A do pintor é admirável.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Psilva: obrigada :) Um dia destes, se me autorizares, uso uma das tuas belíssimas fotos aqui ;)

    Via: Na verdade o novo template é mais uma solução de recurso. Alterei o anterior acidentalmente... (porque, de facto andava a explorar alternativas :) ). Concordo com a importância das cozinhas. Aqui no "campo" ainda encontramos últimos redutos com boas cozinhas e são, sem dúvida, um espaço de "solilóquio e caloroso convívio". Quanto ao Mário Cláudio, desta vez não coincidimos ;) Pessoalmente, adoro-o e está a ser (mais) uma boa experiência esta na senda de Amadeo. Beijinho e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  6. Sara: Bem lembrado! Espero que desfrutes do livro tanto quanto eu quando o li :) E, de facto 54 é algo inusitado. Para mim o MC estará sempre entre os primeiros :) Quanto à roupagem, obrigada. Ainda bem que gostaste. Foi uma solução provisória para uma alteração acidental. É provável que ainda lhe venha a fazer umas alterações :) Beijinho grande, bom fds e valha-nos o blogue, amiga! Andamos um bocadinho apartadas :( Quem sabe se não conseguimos pôr a conversa em dia em breve? ;)

    ResponderEliminar
  7. Olá JPD. Confesso que gosto muito de ambas as perspectivas (a do pintor e a do escritor). Fico satisfeita pelo "post" lhe ter sugerido uma nova espreitadela ao Mário Cláudio. Sou uma admiradora confessa. Se me permite a sugestão, vale a pena começar por um dos últimos: o "Boa noite Sr. Soares", numa alusão ao heterónimo de Fernando Pessoa. Uma candura... Fico à espera das suas futuras impressões :)
    Abraço e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  8. A cozinha é, sem dúvida, um dos meus locais predilectos, onde posso dar asas à minha imaginação: associo ingredientes, tentando que surja algo saboroso para maravilhar as papilas dos amigos!
    E é sempre á volta da mesa que se saboreia o manjar e ainda, e principalmente, se partilham momentos e confidências!

    ResponderEliminar
  9. Sem dúvida, Isabel. A cozinha pode ser um lugar de partilha e de criatividade! (Esta última não será tanto o meu caso, mas já percebi que é o teu ;)). Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  10. Ao passar por outras janelas tenho lido e gostado dos seus comentários.
    Gosto muito de Amadeo Sousa Cardoso.
    Da cozinha, confesso que nunca a tinha visto como modelo de reconciliação. É uma nova perspectiva que se abre.
    Às vezes conversa-se na cozinha. Por vezes é agradável qundo se faz um jantar para receber amigos mas no quotidiano não tenho essa perspectiva da cozinha. Acho que a vou olhar de outra maneira.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Ana, eu é que lhe agradeço a visita e a simpatia. Também partilho da ideia de uma cozinha versátil, que cumpre várias funções, até, porque não, a de um espaço de reconciliação. Agradeço-lhe ainda por se me apresentar. Já espreitei o seu "espaço" e achei-o uma agradável descoberta. Se não se importa, passarei a incluí-lo aqui :)
    Votos de um bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  12. R,
    Muito obrigada por me abrir a porta da sua casa. Partilho do mesmo sentimento em relação ao bibliofilia entre parênteses.

    Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  13. Muito obrigada, Ana. Será sempre muito bem-vinda :)

    ResponderEliminar