4 de maio de 2010

The sound of silence...



Esta semana, no CultureLab, um blogue da "New Scientist", Deborah Blum apresenta três publicações alusivas à temática do silêncio: In Pursuit of Silence (George Prochnik), Zero Decibels (George M. Foy) e The Unwanted Sound of Everything We Want (Garret Keizer). Em comum, os três livros elevam o silêncio à categoria de bem precioso, advogando, no entender da autora do blogue, a fantasia de uma "golden bubble of silence". Aqui fica, pois, a partilha destas missivas e, porque não, a apologia (de uma adepta incondicional) da sonoridade do silêncio.


(Fotografia de "WickedNox" ou Cory Brooke)

7 comentários:

  1. Mal acabei de ler o título, achei que ias falar do Simon & Garfunkel :), homens que cantaram o silêncio (mas ainda bem que não se mantiveram silenciosos... :)
    Achei interessante esta temática. Apesar de também ser mais dada às sonoridades (e a outros apelos sensoriais :), acho que por vezes é demasiado, uma cacofonia como o define a autora. Lembrei-me também do Gergen, com o seu "eu saturado"... Às vezes, a cacofonia é simplesmente saturante.
    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Que belo post que eu escolhi para comentar :)!
    Na verdade, eu só falo muito, muito rápido e muito alto para que, quando eu me calar, as pessoas valorizem mais o silêncio!
    Sou toda "pró" o teu apelo.
    E sou toda "pró" a ti!
    Gosto muito, muito de ti, titia do meu coração :)

    ResponderEliminar
  3. Sara: também me lembrei da música e desse silêncio tão bem interpretado :) De facto, a cacofonia impera, parece-me que proporcionalmente ao ritmo frenético dos dias. Por isso, o apelo ao silêncio faz todo o sentido para mim. É uma espécie de abrandamento também... Beijinho "ao quadrado";)

    Cátxiá querida: que alegria esta tua inauguração aqui! (bem sei que só é inauguração nos comentários;)) De facto, este post serve-te que nem uma luva! Por contraponto a esta tese, tu personificas uma (maravilhosa) antítese :) E ainda bem que assim é, porque nos contagias com a tua alegria e energia inesgotáaaaaaaaaaaaaaveis :) Viva o silêncio! Viva o teu "ruído" e Viva tu :) Beijinhos do tamanho da nossa actual distância (ida e volta incluídas!).

    ResponderEliminar
  4. Em Março editei um texto sob o título «O Silêncio, se for um som, qual o seu grau de pureza?»

    Se tiveres paci~encia, espreita.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Caro JPD, muito obrigada pela partilha. De facto, ainda não tinha lido e gostei muitíssimo. Curiosamente pensava no "staccato" quando comecei a leitura do ponto em que aborda o silêncio, e lá veio ele harmonizar com o que eu pensava. Subscrevo inteiramente que o "silêncio é uma das mais belas e sublimes criações", das quais a música é um exemplo incontornável, mas nas quais se incluem, também, "valores" preciosos como a cumplicidade, a tranquilidade, a contemplação... entre tantos outros. Um abraço grato, muito provavelmente, lido... em silêncio.

    ResponderEliminar
  6. Bem vinda ao clube das tias! (a expressão ficar para tia ganhou novo ânimo!!)lembro-me claro do Simon and Garfunkel "Hello darkness my old friend, I've come to talk with you again"há o silêncio que dói e há o outro silêncio.

    ResponderEliminar
  7. :) Obrigada, Via. Sou uma tia adoptiva e adoptada, mas o orgulho, o empenho e o sentir são exactamente os mesmos e prescindem de consanguinidade :) E, sim, "há o outro silêncio", aquele que sabe muito bem... Abraço "clubístico" :)

    ResponderEliminar